O Código: vamos proteger nossa floresta.

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar sobre o Código Florestal e a polêmica que gira em torno dele, e assim logo se perguntam:   “Que raio de código é esse?”  
Aqui temos uma sinopse que pode ajudar a desembaralhar a sua mente.



“Ainda nos primeiros tempos, época do descobrimento do nosso país, olhava-se tudo em volta e surgiam as inúmeras idéias para a exploração da biodiversidade brasileira (pau-brasil e outras especiarias ), mais a ambição do homem, a mesma que destruiu o mundo a fora, falou mais alto e o fez enxergar apenas o presente dele, sendo que mais tarde alguns de seus filhos, tomaram consciência de que precisavam descobrir uma forma para defender o que ainda restava, pois senão: "no futuro, seus filhos não teriam futuro".
(...) No período da Revolução de 1964, em meio a transições de idéias, desenvolvia-se a construção do CÓDIGO, que há muito já vinha sendo estudado.“


O Código Florestal (LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965.) é um documento, regado por decretos e emendas que regulariza a exploração da Terra, baseando-se no fato de que ela é um bem, de interesse comum a toda a população e agregada a ela existe uma série voltada para áreas especiais: preservção, conservação da nossa Fauna e Flora que ainda existem.


Atualmente devido a alteração, atualização do Código Florestal, existe um verdadeiro ”cabo de guerra” entre Governo, Ambientalistas, Estudantes, Ruralistas, Cientistas e alguns Populares, que defendem seus pontos de vistas expondo as graves conseqüências que a tal renovação causará á seus próprios objetivos.


Acesse os links abaixo e informe-se sobre o que está em jogo com a reforma do Código Florestal Brasileiro:

ACESSO: CÓDIGO FLORESTAL: 16 DE SETEMBRO DE 1965

EMENDA SUBSTITUITIVA - PROJETO DE LEI Nº 1.876, DE 1999

WWF-  CARTILHA SOBRE CÓDIGO FLORESTAL: QUE ESTÁ EM JOGO
http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/cartilha_codigoflorestal_20012011.pdf

Fontes de pesquisa: Planeta Água, Último Segundo, Portal R7.

Zorro Zoritoman


Zorro é um cão que pensa ser gente. É o melhor amigo do mundo, dorminhoco vive na maior mordomia, gosta de acordar tarde, ou simplesmente só levanta junto com o seu dono ( ele faz questão de roncar).
Da raça Iorque Shire, zorro (carinhosamente chamado de Zorito), não gosta de ver ninguém triste, faz questão de que estejam todos sorrindo. Zorito só levra “bronca” quanto comete erros como: fazer suas necessidades em locais errados, ou quanto as vistitas chegam e ele quer dar show! Deixando todos a vontade.
Essa foi uma pequena homenagem ao meu querido cão.

By: Edson Waughan

Praia de Alter do Chão: Pará-Amazônia-Brasil



Localizada no Estado do Pará á 30 km da cidade de Santarém, a vila de Alter do Chão é o verdadeiro Caribe brasileiro. Esta é considerada pelo jornal inglês The Guardian, como a praia de água doce mais bonita do mundo.

Banhada pelo cristalino Rio Tapajós, tem sua essência natural, com um povo hospitaleiro que vive do artesanato local e da pesca, tornando-se um ambiente totalmente tranqüilo, tomado por uma areia branca, que muitas das vezes chegam a fazer pequenos barulhinhos nos pés de tão fina.

Existem lugares fantásticos  escondidos e que são encontrados durante as caminhadas, entre eles podemos citar a Serra piroca, nome dado a montanha que fica localizada atrás da ilha do amor, ( Praia principal dos visitantes ) no meio do lago verde. A subida da serra dura em média duas horas (02 horas), tem uma vista alucinate de até 360 graus, do alto vê-se a praia Ponta do cururu, uma imensa extensão de areia até o meio do Rio Tapajós, um lugar indicado para: Acampar; apreciar o pôr-do-sol, e ao anoitecer, testemunhar a mais bela exposição de estrelas sobre o céu..
                                                           















Imagens: Bianca Vaughan    

"Esse é meu cantinho, vamos preservar a natureza de Deus." ( Edson Vaugham)

Produção: Edson Vaughan
Edição: Mairis Monteiro

Degradação Ambiental

                     
Até onde vamos com essa historia de que tudo anda normal em nosso planeta, infelizmente isso e irreversível, grandes desastres naturais só tendem a aumentar, isso é fato. O que podemos fazer como pobres seres humanos super inteligentes? Nada, por quê? Porque queremos ser superiores a tudo, desrespeitando a lei da natureza, o ciclo natural das coisas.
Como disse nosso grande filósofo Isaac Newton “Toda ação gera uma reação’’ pense nisso.

Edson Waughan

Aquecimento Global

    Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. 
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global. 
Infelizmente além do aquecimento,as belezas naturais do nosso planeta estão cada vez mais raras.

Edson Waughan