Milton Hatoum

Milton Hatoum é um escritor amazonense, hoje com 59 anos de idade. É conhecido pelas suas grandes obras, romances como: Relatos de um Certo Oriente, Dois irmãos, Cinzas do Norte, Órfãos do El dolrado e A cidade ilhada. O escritor costuma narrar fatos reais ocorridos no grande cenário amazonense, ligando-os ao mundo, com personagens fictícios e também faz críticas sobre o regime militar brasileiro.

Nasceu em Manaus, (19 de agosto de 1952) além de escritor, é tradutor e professor universitário. Ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley.
Hatoum com o livro Cinzas do Norte, foi vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e todos os dois primeiros ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.



Relatos de um Certo Oriente  (Resumo)
Dois Irmãos (Resumo)
Cinzas do Norte
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_919.html

MISTÉRIOS DO UNIVERSO: Composição e expansão






"O universo é um lugar que o homem vai passar o resto da vida estudando certo? Tudo se transforma o tempo todo, então muitas coisas que iremos estudar são de teorias, e assim diante de pesquisas descobriremos um pouco mais sobre a composição do Universo segundo a Ciência."

A matéria é constituída de átomos, o núcleo atômico é constituído pelo prótons e nêutrons, essa teoria existe desde 1932.  E baseados em anos de estudos,existem evidencias de que a tecnologia, aparelhos eletrodomésticos, possuem funcionamrnto ligados ao átomo.

Átomos? Átomos? Átomos?
“Os átomos possuem a propriedade de se agregar com outros átomos e compor diferentes materiais, é simples! Quando um átomo se junta com outro átomo logo surgem as moléculas, e essas por sua vez podem se unir a outras moléculas dando origem a moléculas cada vez maiores, até que se chegue no produto final: a composição da matéria. “                             

By:Líria alves de souza
[Mundo da Edicação]

O Big Bang e a Expansão do Universo [ Atlas.zevallo ]
O universo em que nós vivemos está expandindo. Nós sabemos isto porque nós vemos galáxias e grupos de galáxias se deslocando no universo. Esta expansão tem ocorrido desde que o universo foi formado a 15 bilhões de anos, durante um quente e denso evento conhecido como Big Bang.

Aqui estão seis Perguntas Frequentes sobre a expansão do Universo:
http://atlas.zevallos.com.br/bigbang.html

*As Estrelas *


“Olhando para o céu nos encantamos com o brilho daqueles pontos de luz que  ficam bem ao longe... nesses momentos você já parou pra pensar que aquele brilho no céu pode não uma estrela?
Além dos Astros existem objetos voadores não identificados, e também os Satélites que vagam  pelo espaço por tempo determinado.
Buscamos as estrelas mais bonitas e radiantes com esperança de ver uma "Cadente" e assim, fazer um pedido: saúde, paz, felicidade... as vezes desejamos que ela possa trazer aqueles que amamos e estão distantes.”
[ Mairis Monteiro ]


As estrelas são astros que tem luz e calor próprio e que apresentam um brilho cintilante, nascem em grupos, a maior parte delas se divide, mas outras são mantidas juntas pela gravidade, o resto da vida dela depende da sua massa, são diferenciadas pelas cores e brilhos.


Existem diversos tipos de estrelas, entre elas podemos destacar:
Anã vermelha: Estrela fria e fraca, de massa menor que a do Sol, são as mais abundantes em nossa galáxia e poucos notadas por terem o brilho fraco.
Gigantes Vermelhas: Estrelas maiores que o sol e de temperatura mais baixa.

Poeira cósmica, nuvens de fumaça, e um buraco negro cheio de restos de explosão, essa é a composição do cenário de uma galáxia onde vivem trilhões de estrelas.



AS TRÊS MORTES DE UMA ESTRELA


As estrelas parecem ser eternas mas não são. Elas nascem, vivem e morrem. Até mesmo o Sol, que é uma estrela (e não das maiores), um dia também vai acabar. Um dia daqui a cinco bilhões de anos... Com telescópios poderosos e a ajuda de observatórios espaciais, os astrônomos conseguem ver as transformações das estrelas. E descobriram, entre outras coisas, que quando olhamos para o céu, uma parte das estrelas que vemos já morreram há muito tempo. A sua distância de nós era tão grande que, quando a luz que emitiram chega até aqui, elas mesmas já não existem.
By: Walter J. Maciel - IAG/USP
http://www.astro.iag.usp.br/~maciel/teaching/artigos/mortes.html