A LENDA DAS ICAMIABAS

A mulher atravessou gerações travando sua forma de luta, buscando seu lugar e mostrando seu potencial com garra e determinação. Esta batalha diria funciona como vestígio da lenda das Icamiabas, á áquelas que viveram no centro da amazônica bem antes das grandes expedições chegarem a região que hoje denomina-se Norte.

Na Grécia Antiga, eram narradas histórias sobre mulheres arqueiras que andavam a cavalo, e não aceitavam homens, a não ser no período de reprodução. Estass eram conhecidas como Amazonas, temidas por grandes heróis da época.
A Lenda das Icamiabas - Lenda tradicional da Amazônia, recontada por Esperança Alves.   
"Conta a lenda que, há muito tempo , na Floresta Amazônica, existiu uma tribo indígena da grande nação “Tupi”, constituída unicamente de belas mulheres, livres e independentes, sem maridos, excelentes arqueiras e bravas guerreiras na defesa de sua gente, da floresta e de suas riquezas. “ .
Em noites de lua cheia, as “ Icamiabas” faziam uma cerimônia sagrada para a Deusa “ Iacy” , a mãe-lua, no lago “ Iacy-uaruá” , que quer dizer "Espelho da Lua". Para esse ritual sagrado eram convidados os indígenas “Guacaris”, vizinhos e amantes das belas guerreiras. Próximo à meia-noite, caminhavam, em procissão, pelas matas amazônicas, trazendo aos ombros potes cheios de perfumes - ervas e raízes cheirosas - que eram, então, despejados no lago, purificando-o e tornando-o sagrado para a cerimônia em honra de ” Iacy.”
Após o ritual amoroso com os “guacaris”, sob as bençãos da deusa-lua, as amantes guerreiras mergulhavam nas águas purificadas do lago e buscavam no fundo um barro, com o qual moldavam um amuleto, " o muiraquitã ", em diversas formas: rãs, tartarugas, peixes entre outros. A mais famosa era em forma de rã, de cor verde, que era presenteada por cada amante ao seu amado, como amuleto de sorte, fertilidade e proteção da divindade lunar. Diz a lenda que o fruto desse encontro amoroso, quando menino ficava sob proteção do pai; se menina fosse, seria educada pela mãe segundo as tradições ancestrais das “ Icamiabas”.
As Icamiabas foram chamadas de “Amazonas” , primeiramente pelo Frei Gaspar de Carvajal - cronista da épica viagem do espanhol Francisco de Orellana, que entraria para história como o primeiro contato da “civilização” com a Amazônia. O relato minucioso de Carvajal, do famoso encontro com as “Amazonas” – em 24/06/1542, suscitou o fascínio e o mistério junto aos viajantes e aventureiros europeus. As Icamiabas foram chamadas de “Amazonas” por analogia ao mito grego – Ásia Menor, de mesmo nome, muito conhecido na Europa, mas também com registros nas culturas pré-helênicas que viviam às margens do Mar Negro (Cítia) e ao norte da África.


Na história das guerreiras atuais, o arco e a flecha foram substituídos por uma caneta, e na imagem do poder pintaram tons de rosa.

MANAUS, 342 ANOS

No decorrer da história foi criado o Forte de São João da Barra, este seria a base de instalação dos portugueses na região. Com o tempo surgiu naquela mediação uma comunidade, que depois deu origem á Manaus, o nome foi uma homenagem a Tribo Manaós, que habitava o lugar. (Manaós: Mãe de Deus, segundo a língua nativa).
No dia 24 de outubro de 1848, Manaus foi elevada a categoria de cidade, tornando-se capital da província do Amazonas.

                                                 Planta da cidade de Manaus do ano de 1858


A cidade passou por grandes fases, entre elas podemos citar os ciclos da borracha (1879-1912, primeiro ciclo e 1942-1945, segundo ciclo), e tempos de crises e expansão. 
Na história houve o desaparecimento de diversos igarapés e o aparecimento de grandes ruas ou avenidas. Existiu também uma cidade extra, esta se chamava Cidade flutuante (1960) localizada na frente da cidade, a qual só se tinha acesso por pontes, que se tornavam becos ou labirintos dependendo do momento (hoje "Manaus Moderna").


                                                        Cidade Flutuante-1960


Manaus está se preparando para receber a Copa de 2014. O estádio Vivaldo Lima, vulgo vivaldão, está em processo de reconstrução, e será batizado com um novo nome, Arena Amazônia. 
No dia 24 de outubro de 2011, a cidade estará recebendo como presente do Governo do Estado do Amazonas, a Ponte Rio Negro, esta, suspensa sobre o mesmo, substituirá as antigas Balsas atravessadoras (do Porto do São Raimundo) no trajeto de Manaus ao município Cacau Pireira e vice-versa. 
O Porto das Lajes ainda é um tema delicado. Projetado pelo Governo e apoiado por grandes investidores, corre o risco de sofrer impctos incalculaveis. Os defenssores do encontro das águas se levantam a favor desse grandioso e fenomenal patrimônio histórico. 
Parabéns Manaus!
junte-se aos seus filhos em defesa da sua natureza. 
.
                               Ponte sobre o Rio Negro-AM / By: Mairis Monteiro


"Sou raiz dessa floresta. Fera encantada, lenda manaura da Tribo das Amazonas.
Eu canto com os pássaros diversos, danço com a melodia da chuva, e me guiando se vão os raios de sol... Navengando em águas escuras."
Mairis Monteiro



Dia dos Professores

O Dia dos Professores existe há quase 200 anos, marca um decreto  de lei sobre o ensino elementar, feito por Dom Pedro I no Brasil, em 1827. Este dizia que fosse acrescentado em Vilas e alguns outros lugares, as “escolas de primeiras letras", não colocado em prática na época, passando a existir somente 120 anos mais tarde (1967). A partir de então, foi realizada oficialmente a primeira comemoração do dia do professor.
O sistema educacional brasileiro, parece atravessar os mesmos obstáculos de muito tempo atrás. No século XIX, o decreto indicava salário para os professores, e matérias básicas para os alunos, tais assuntos ainda  não resolvidos por completo cem anos mais tarde.  


Alguém ai lembra das sabatinas? E da palmatória?
Se fizermos essa pergunta atualmente, só o público acima de 20 vai saber responder. A paltomatória era ferramenta de ensino para alguns, juntamente com o giz. Agora substituído pelo computador, pinceis e retroprojetores inovando a metodologia do estudo.
Diante de análises, podemos perceber que aquele atraso no ensino, mesmo com o avanço da tecnologia, ainda repercurte fortemente até hoje no nosso país.
 



Professor, parabéns seu teu dia!
O desejo de todos é o avanço da educação em nosso país, melhores salários e mais respeito por essa profissão. A mais valiosa e importante. Para se chegar a qualquer cargo e enfrentar obstáculos, é preciso estudar, precisa-se de um porfessor. 

Milton Hatoum

Milton Hatoum é um escritor amazonense, hoje com 59 anos de idade. É conhecido pelas suas grandes obras, romances como: Relatos de um Certo Oriente, Dois irmãos, Cinzas do Norte, Órfãos do El dolrado e A cidade ilhada. O escritor costuma narrar fatos reais ocorridos no grande cenário amazonense, ligando-os ao mundo, com personagens fictícios e também faz críticas sobre o regime militar brasileiro.

Nasceu em Manaus, (19 de agosto de 1952) além de escritor, é tradutor e professor universitário. Ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley.
Hatoum com o livro Cinzas do Norte, foi vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e todos os dois primeiros ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.



Relatos de um Certo Oriente  (Resumo)
Dois Irmãos (Resumo)
Cinzas do Norte
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_919.html

MISTÉRIOS DO UNIVERSO: Composição e expansão






"O universo é um lugar que o homem vai passar o resto da vida estudando certo? Tudo se transforma o tempo todo, então muitas coisas que iremos estudar são de teorias, e assim diante de pesquisas descobriremos um pouco mais sobre a composição do Universo segundo a Ciência."

A matéria é constituída de átomos, o núcleo atômico é constituído pelo prótons e nêutrons, essa teoria existe desde 1932.  E baseados em anos de estudos,existem evidencias de que a tecnologia, aparelhos eletrodomésticos, possuem funcionamrnto ligados ao átomo.

Átomos? Átomos? Átomos?
“Os átomos possuem a propriedade de se agregar com outros átomos e compor diferentes materiais, é simples! Quando um átomo se junta com outro átomo logo surgem as moléculas, e essas por sua vez podem se unir a outras moléculas dando origem a moléculas cada vez maiores, até que se chegue no produto final: a composição da matéria. “                             

By:Líria alves de souza
[Mundo da Edicação]

O Big Bang e a Expansão do Universo [ Atlas.zevallo ]
O universo em que nós vivemos está expandindo. Nós sabemos isto porque nós vemos galáxias e grupos de galáxias se deslocando no universo. Esta expansão tem ocorrido desde que o universo foi formado a 15 bilhões de anos, durante um quente e denso evento conhecido como Big Bang.

Aqui estão seis Perguntas Frequentes sobre a expansão do Universo:
http://atlas.zevallos.com.br/bigbang.html

*As Estrelas *


“Olhando para o céu nos encantamos com o brilho daqueles pontos de luz que  ficam bem ao longe... nesses momentos você já parou pra pensar que aquele brilho no céu pode não uma estrela?
Além dos Astros existem objetos voadores não identificados, e também os Satélites que vagam  pelo espaço por tempo determinado.
Buscamos as estrelas mais bonitas e radiantes com esperança de ver uma "Cadente" e assim, fazer um pedido: saúde, paz, felicidade... as vezes desejamos que ela possa trazer aqueles que amamos e estão distantes.”
[ Mairis Monteiro ]


As estrelas são astros que tem luz e calor próprio e que apresentam um brilho cintilante, nascem em grupos, a maior parte delas se divide, mas outras são mantidas juntas pela gravidade, o resto da vida dela depende da sua massa, são diferenciadas pelas cores e brilhos.


Existem diversos tipos de estrelas, entre elas podemos destacar:
Anã vermelha: Estrela fria e fraca, de massa menor que a do Sol, são as mais abundantes em nossa galáxia e poucos notadas por terem o brilho fraco.
Gigantes Vermelhas: Estrelas maiores que o sol e de temperatura mais baixa.

Poeira cósmica, nuvens de fumaça, e um buraco negro cheio de restos de explosão, essa é a composição do cenário de uma galáxia onde vivem trilhões de estrelas.



AS TRÊS MORTES DE UMA ESTRELA


As estrelas parecem ser eternas mas não são. Elas nascem, vivem e morrem. Até mesmo o Sol, que é uma estrela (e não das maiores), um dia também vai acabar. Um dia daqui a cinco bilhões de anos... Com telescópios poderosos e a ajuda de observatórios espaciais, os astrônomos conseguem ver as transformações das estrelas. E descobriram, entre outras coisas, que quando olhamos para o céu, uma parte das estrelas que vemos já morreram há muito tempo. A sua distância de nós era tão grande que, quando a luz que emitiram chega até aqui, elas mesmas já não existem.
By: Walter J. Maciel - IAG/USP
http://www.astro.iag.usp.br/~maciel/teaching/artigos/mortes.html

O Código: vamos proteger nossa floresta.

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar sobre o Código Florestal e a polêmica que gira em torno dele, e assim logo se perguntam:   “Que raio de código é esse?”  
Aqui temos uma sinopse que pode ajudar a desembaralhar a sua mente.



“Ainda nos primeiros tempos, época do descobrimento do nosso país, olhava-se tudo em volta e surgiam as inúmeras idéias para a exploração da biodiversidade brasileira (pau-brasil e outras especiarias ), mais a ambição do homem, a mesma que destruiu o mundo a fora, falou mais alto e o fez enxergar apenas o presente dele, sendo que mais tarde alguns de seus filhos, tomaram consciência de que precisavam descobrir uma forma para defender o que ainda restava, pois senão: "no futuro, seus filhos não teriam futuro".
(...) No período da Revolução de 1964, em meio a transições de idéias, desenvolvia-se a construção do CÓDIGO, que há muito já vinha sendo estudado.“


O Código Florestal (LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965.) é um documento, regado por decretos e emendas que regulariza a exploração da Terra, baseando-se no fato de que ela é um bem, de interesse comum a toda a população e agregada a ela existe uma série voltada para áreas especiais: preservção, conservação da nossa Fauna e Flora que ainda existem.


Atualmente devido a alteração, atualização do Código Florestal, existe um verdadeiro ”cabo de guerra” entre Governo, Ambientalistas, Estudantes, Ruralistas, Cientistas e alguns Populares, que defendem seus pontos de vistas expondo as graves conseqüências que a tal renovação causará á seus próprios objetivos.


Acesse os links abaixo e informe-se sobre o que está em jogo com a reforma do Código Florestal Brasileiro:

ACESSO: CÓDIGO FLORESTAL: 16 DE SETEMBRO DE 1965

EMENDA SUBSTITUITIVA - PROJETO DE LEI Nº 1.876, DE 1999

WWF-  CARTILHA SOBRE CÓDIGO FLORESTAL: QUE ESTÁ EM JOGO
http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/cartilha_codigoflorestal_20012011.pdf

Fontes de pesquisa: Planeta Água, Último Segundo, Portal R7.

Zorro Zoritoman


Zorro é um cão que pensa ser gente. É o melhor amigo do mundo, dorminhoco vive na maior mordomia, gosta de acordar tarde, ou simplesmente só levanta junto com o seu dono ( ele faz questão de roncar).
Da raça Iorque Shire, zorro (carinhosamente chamado de Zorito), não gosta de ver ninguém triste, faz questão de que estejam todos sorrindo. Zorito só levra “bronca” quanto comete erros como: fazer suas necessidades em locais errados, ou quanto as vistitas chegam e ele quer dar show! Deixando todos a vontade.
Essa foi uma pequena homenagem ao meu querido cão.

By: Edson Waughan

Praia de Alter do Chão: Pará-Amazônia-Brasil



Localizada no Estado do Pará á 30 km da cidade de Santarém, a vila de Alter do Chão é o verdadeiro Caribe brasileiro. Esta é considerada pelo jornal inglês The Guardian, como a praia de água doce mais bonita do mundo.

Banhada pelo cristalino Rio Tapajós, tem sua essência natural, com um povo hospitaleiro que vive do artesanato local e da pesca, tornando-se um ambiente totalmente tranqüilo, tomado por uma areia branca, que muitas das vezes chegam a fazer pequenos barulhinhos nos pés de tão fina.

Existem lugares fantásticos  escondidos e que são encontrados durante as caminhadas, entre eles podemos citar a Serra piroca, nome dado a montanha que fica localizada atrás da ilha do amor, ( Praia principal dos visitantes ) no meio do lago verde. A subida da serra dura em média duas horas (02 horas), tem uma vista alucinate de até 360 graus, do alto vê-se a praia Ponta do cururu, uma imensa extensão de areia até o meio do Rio Tapajós, um lugar indicado para: Acampar; apreciar o pôr-do-sol, e ao anoitecer, testemunhar a mais bela exposição de estrelas sobre o céu..
                                                           















Imagens: Bianca Vaughan    

"Esse é meu cantinho, vamos preservar a natureza de Deus." ( Edson Vaugham)

Produção: Edson Vaughan
Edição: Mairis Monteiro

Degradação Ambiental

                     
Até onde vamos com essa historia de que tudo anda normal em nosso planeta, infelizmente isso e irreversível, grandes desastres naturais só tendem a aumentar, isso é fato. O que podemos fazer como pobres seres humanos super inteligentes? Nada, por quê? Porque queremos ser superiores a tudo, desrespeitando a lei da natureza, o ciclo natural das coisas.
Como disse nosso grande filósofo Isaac Newton “Toda ação gera uma reação’’ pense nisso.

Edson Waughan

Aquecimento Global

    Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. 
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global. 
Infelizmente além do aquecimento,as belezas naturais do nosso planeta estão cada vez mais raras.

Edson Waughan