No decorrer da história foi criado o Forte de São João da Barra, este seria a base de instalação dos portugueses na região. Com o tempo surgiu naquela mediação uma comunidade, que depois deu origem á Manaus, o nome foi uma homenagem a Tribo Manaós, que habitava o lugar. (Manaós: Mãe de Deus, segundo a língua nativa).
No dia 24 de outubro de 1848, Manaus foi elevada a categoria de cidade, tornando-se capital da província do Amazonas.
Planta da cidade de Manaus do ano de 1858
A cidade passou por grandes fases, entre elas podemos citar os ciclos da borracha (1879-1912, primeiro ciclo e 1942-1945, segundo ciclo), e tempos de crises e expansão.
Na história houve o desaparecimento de diversos igarapés e o aparecimento de grandes ruas ou avenidas. Existiu também uma cidade extra, esta se chamava Cidade flutuante (1960) localizada na frente da cidade, a qual só se tinha acesso por pontes, que se tornavam becos ou labirintos dependendo do momento (hoje "Manaus Moderna").
Manaus está se preparando para receber a Copa de 2014. O estádio Vivaldo Lima, vulgo vivaldão, está em processo de reconstrução, e será batizado com um novo nome, Arena Amazônia.
No dia 24 de outubro de 2011, a cidade estará recebendo como presente do Governo do Estado do Amazonas, a Ponte Rio Negro, esta, suspensa sobre o mesmo, substituirá as antigas Balsas atravessadoras (do Porto do São Raimundo) no trajeto de Manaus ao município Cacau Pireira e vice-versa.
O Porto das Lajes ainda é um tema delicado. Projetado pelo Governo e apoiado por grandes investidores, corre o risco de sofrer impctos incalculaveis. Os defenssores do encontro das águas se levantam a favor desse grandioso e fenomenal patrimônio histórico.
Parabéns Manaus!
junte-se aos seus filhos em defesa da sua natureza.
.
Ponte sobre o Rio Negro-AM / By: Mairis Monteiro"Sou raiz dessa floresta. Fera encantada, lenda manaura da Tribo das Amazonas.
Eu canto com os pássaros diversos, danço com a melodia da chuva, e me guiando se vão os raios de sol... Navengando em águas escuras."
Mairis Monteiro
0 comentários:
Postar um comentário